As origens da Páscoa e dicas de filmes temáticos

/, Curiosidades/As origens da Páscoa e dicas de filmes temáticos


A Páscoa é tempo de alegria, família, amigos, chocolate e …CINEMA. Você pode aproveitar que vai estar junto de quem você gosta para assistir alguns filmes. O CineFreak recomenda cinco filmes de Páscoa para você.

As origens da Páscoa 

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

 

Entre as civilizações antigas 

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão. 

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.  

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos 

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Cinco filmes para se assistir na Páscoa:

 

Paixao-de-Cristo A Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo narra as últimas doze horas da vida de Jesus Cristo de Nazaré. Estrelado por James Caviezel como Jesus e dirigido por Mel Gibson, o filme foi originalmente lançado nos cinemas em 2004. Ele está classificado para R representações extremamente brutais de tortura e violência. O filme é retratado nas línguas bíblicas aramaico e latim com legendas em Inglês. Não é recomendado para crianças ou para os fracos de coração. O filme oferece um lembrete emocionalmente comovente, dolorosamente gráfico do sofrimento e da paixão Jesus Cristo em sua crucificação .

 [dt_divider style=”gap”/]

A Maior História de Todos os Tempos A Maior História de Todos os Tempos (The Greatest Story Ever Told)

The Greatest Story Ever Told é um filme clássico épico, maravilhosamente recriar a vida de Jesus Cristo de Nazaré, desde o seu nascimento em Belém, a seu batismo por João Batista (Charles Heston), a ressurreição de Lázaro , a Última Ceia e, finalmente, sua morte, sepultamento e ressurreição. Estrelado por Max Von Sydow como Jesus e dirigido por George Stevens, o filme foi lançado originalmente em 1965. A versão totalmente restaurada DVD apresenta um elenco de estrelas, incluindo David McCallum (Judas), Dorothy McGuire (Mary), Sidney Poitier (Simão de Cirene), Claude Rains ( Herodes, o Grande ), Donald Pleasence (O Diabo), Martin Landau ( Caifás ), e Janet Margolin (Maria de Betânia).

 [dt_divider style=”gap”/]

Desfile de PáscoaDesfile de Páscoa (Easter Parade)

Neste musical, Don e Nadine formam um famoso casal de dançarinos, até que ela decide seguir sua carreira separadamente. Por vingança, ele resolve substituir a parceira com qualquer corista e a escolhida é Hannah. Eles se apaixonam e Don promete transformá-la em uma estrela.

Elenco: Fred Astaire, Judy Garland, Peter Lawford, Jules Munshin, Ann Miller, Clinton Sundberg, June Gale, Sara Shane               

 

[dt_divider style=”gap”/]

 HopHop – Rebeldes sem Páscoa

Junior (Russell Brand) é um coelho que adora tocar bateria e sonha em fazer sucesso com a música, mas seu pai (Hugh Laurie) deseja que ele dê continuidade à tradição de tornar-se o Coelho da Páscoa, seguida há quatro mil anos. Ele tenta convencer o pai de seu sonho, mas ele não lhe dá ouvidos. Desta forma, Junior parte para Hollywood, onde acredita que poderá enfim se tornar um grande astro. Ao chegar ele é quase atropelado por Fred Lebre (James Marsden), um jovem que tem sido pressionado pela família para que enfim consiga um emprego. Após a surpresa inicial por encontrar um coelho falante, Fred aceita levá-lo até a mansão que está cuidando, enquanto o dono está viajando. Lá eles se tornam amigos, com Fred ajudando Junior a conseguir espaço no cenário musical. Enquanto isso, o pai de Junior envia as boinas rosas no encalço do filho,sem perceber que uma conspiração está sendo organizada contra si.

Elenco: Kaley Cuoco , Russell Brand, James Marsden, Hugh Laurie, Elizabeth Perkins   

 

[dt_divider style=”gap”/]

Origem dos Guardiões A Origem dos Guardiões

A Origem dos Guardiões é baseado na série de livros The Guardians of Childhood de William Joyce e segue a história dos heróis da nossa infância. Papai Noel Coelho da Páscoa Fada dos Dentes se unem para salvar o mundo do malvado Bicho-Papão. Ele pretende iniciar uma era da escuridão que destruirá o sonho de todas as crianças. 

Elenco: Chris Pine, Alec Baldwin, Hugh Jackman, Isla Fisher,  Jude Law, Dakota Goyo   

                               

 

 coelho-da-pascoa_content

2019-04-19T11:00:03-03:00