2014 foi o ano do Morcego

2014 foi o ano do Morcego

2014 foi o ano em que o Homem Morcego completou 75 anos de existência. Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, o personagem é um dos mais longevos da cultura popular.

O Batman é uma das figuras mais reconhecidas do mundo, representando a vontade de superação, de perfeição atingida por um ser humano.

Representa também superar seus limites, vencer seus oponentes e ser insuperável. Batman, diferente de outros super heróis, é humano, pode ser ferido e morrer. Por causa disso seu apelo é tão grande, pois é como qualquer mortal.

Independente da sua encarnação, seja nos quadrinhos, cinema, games, animações, o Homem Morcego mantém exercendo o fascínio e milhões de fãs.

[dt_divider style=”gap”/]

988837_749123321772555_1670299570_n

Batman é um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição foi em maio de 1939, na revista Detective Comics #27, embora haja controvérsia em relação aos desenhos de Frank Foster de 1932 . Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo.

Vivendo no mundo fictício de super-heróis da editora DC Comics (conhecido como Universo DC), Batman tem como identidade secreta seu alter ego Bruce Wayne, empresário, playboy, bilionário e filantropo. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança, teria levado o jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revólver tornou-o averso a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual.

Criou um uniforme baseado na figura que o amedrontava quando criança: morcego. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime. Diferentemente de outros super-heróis, Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem preparado em sua guerra contra o crime.

O desenhista Bob Kane é oficialmente creditado como o criador do Super-herói. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras. Porém é amplamente aceito que o escritor Bill Finger foi tão decisivo na formação de pontos chaves do mito, que muitos o consideram um co-criador. Foi Finger que deu ao personagem o formato que o consagrou. Ainda concorrem com Kane e Finger, o desenhista Frank Foster II, artista ligado a indústria de publicações de Nova Iorque na Década de 1930, uma vez que ele apresentou publicamente desenhos de um personagem chamado Batman, esteticamente muito similar ao personagem em discussão. Tais desenhos, anteriores a 1939, foram considerados autênticos pela DC Comics.

 

Lançamento da animação "Batman – O Cavaleiro das Trevas" parte 2

Criado em 1939 por consequência do sucesso de Superman, Batman se tornaria um dos maiores heróis da história. Inspirações para sua criação vieram desde filmes de vampiros a obra de Da Vinci.

Batman, o Cavaleiro das Trevas, completa 75 anos

 

1. Sua primeira aparição foi na Detective Comics #27 de maio de 1939, um ano depois do surgimento do Superman.
2. Bob Kane, criador do Batman, era fascinado pela cultura vampiresca. Mas foi Bill Finger, co-criador, que definiu alguns pontos chaves do herói.
3. Kane também era fã do Zorro na infância e até mesmo um desenho de Leonardo Da Vinci chamado Ali Volanti acabou servindo de inspiração.
4. Entre as influências para a criação do herói está o filme The Bat de 1926.
5. 1916. É o ano de nascimento do jovem Bruce Wayne (lááá nos quadrinhos da década de 40).
6. Inicialmente, Bruce Wayne foi criado pelo seu tio Philip Wayne.
7. Batman, inicialmente, era um detetive, não um super herói.
9. E ao contrário da ideologia de hoje, o Batman usava armas de fogo…
10. E era conhecido como Bat-Men, o detetive.
11. O primeiro vilão do Batman apareceu na Detective COmics #29, o Dr. Morte.
12. Seu parceiro Robin aparece pela primeira vez na Detective Comics #38 em 1940.
13. Criado para dar um contraste colorido ao obscuro Batman, Robin foi o primeiro parceiro de heróis criando o termo “side kick”.
14. A primeira aparição em live action do personagem foi em um seriado de 15 capítulos lançado em 1943 pela Columbia Pictures.
15. Assim como tudo na época, o primeiro vilão do Batman nos cinemas era baseado na Segunda Guerra Mundial. O japonês Dr. Daka.

 

batman75curiosidades2 Cinefreak

 

A série dos anos 60 é considerado um clássico cult. Apesar da origem do Homem Morcego ser sombria, o que sempre pesou na série foi o lado cômico, como o “Bat-Espanta Tubarões”. Em 2003 uma redublagem chamada “Batman A Feira da Fruta” explodiu na internet, porém a gravação é da década de 80.

 

16. Lewis Wilson foi o primeiro ator a vestir a capa do Batman. Ele faleceu em 2000.
17. Em 1949 o segundo seriado do Batman chega a tv, dessa vez com o título “Batman & Robin”.
18. Em 1966 o clássico cult estrelado por Adam West conquista o mundo pop.
19. Ao todo foram 120 episódios ao longo de dois anos.
20. A passagem secreta para a Bat-Caverna era ativada através de um busto de William Shakespeare.
21. A mansão usada no seriado como casa de Bruce Wayne também foi usada em locações de filmes do Alfred Hitchcock.
22. O homossexualismo ligado ao Batman e Robin começou após a publicação do livro “Sedução dos Inocentes” do psiquiatra Fredric Wertham.
23. Na série dos anos 60, a genitália do ator que interpretava Robin virou polêmica. Na tentativa de “baixar” o volume era usado gelo antes das gravações.
24. Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake, Stephanie Brown, Carrie Kelley e Damian Wayne. Os Robins.
25. Depois de algumas polêmicas, a DC resolveu deixar nas mãos dos fãs: o Robin deveria morrer em uma explosão do Coringa? Os fãs responderam sim…
26. Alfred, no início era apenas um inglês que queria ser detetive, e carregava o nome de Alfred Beagle. Só depois se tornou Alfred Pennyworth, o mordomo do Batman.
27. O ator que interpretou Luke Skywalker em Star Wars, é responsável pela voz do Coringa na serie animada de Batman.
28. Asilo Arkham é inspirado no Hospital Estadual de Danvers, situado em Danvers, Massachusetts.
29. Ao todo 8 atores usaram a capa do Batman em adaptações para o cinema e tv.
30. Em 1985 o Batman chega a outra mídia: os games.

 

batman75curiosidades3 Cinefreak

 

Lançado em 2009, Batman: Arkham Asylum foi aclamado pela crítica e sucesso de vendas. Junto aos filmes de Nolan, o Homem Morcego está mais vivo do que nunca. O game ganhou duas continuações: Batman Arkham City e Batman Arkham Origins, esse último feito por outra produtora. Em 2014 um novo game encerra a trilogia, Batman Arkham Knight.

 

31. Lançado para Sega Mega Drive, “Batman” foi produzido pela Sunsoft.
32. Ao todo foram lançados 23 jogos baseados no Homem Morcedo.
33. Seu próximo jogo encerra a trilogia Arkham: Batman: Arkham Knight.
34. Em 1989 pelas mãos do diretor Tim Burton, “Batman” chega aos cinemas e conquista de vez o mundo.
35. Adam West desejou o papel de Batman para o filme.
36. Michael Keaton teve a benção do criador do personagem, Bob Kane.
37. Batman de Tim Burton arrecadou mais de 400 milhões de dólares.
38. Esse número foi superado apenas em 2008 com “The Dark Knight” de Nolan.
39. Nolan, aliás, é o único diretor a dirigir 3 filmes do Homem Morcedo.
40. Devido a uma cláusula de porcentagem de lucros, Jack Nicholson lucrou 60 milhões de dólares pelo seu papel de Coringa. O maior cachê do cinema que só foi superado em 2003.
41. Nolan foi o único a dirigir o Batman 3 vezes e Christian Bale é o único a viver o Batman 3 vezes no cinema.
42. Você acha que a escolha de Ben Affleck gerou polêmica? A de Michael Keaton resultou em mais de 50 mil cartas de protesto.
43. Esse filme de 1989 foi quem ditou a maneira como o Batman seria visto nas próximas adaptações: tom sombrio, uniforme negro e uso de “armadura”.
44. O maior inimigo do Batman, Coringa, surgiu em 1940 em Batman #1.
45. Foi criado pelos mesmos criadores do Batman: Bill Finger e Bob Kane.

 

batman75curiosidades5 Cinefreak

 

Quando o Batman comemorava seus 50 anos, o jovem diretor Tim Burton é o responsável por uma das obras máximas do herói. Seu filme de 1989 arrecadou mais de 400 milhões de dólares e só seria superado quase 20 anos depois por Batman – The Dark Knight.

 

46. Entre seus crimes mais famosos, estão a morte do Robin Jason Todd, da esposa do Comissário Gordon e por deixar sua filha, Bárbara Gordon, paralítica.
47. A aparência do Coringa foi inspirada no ator Conrad Veidt no filme “The Man Who Laughs” (1928).
48. Seu nome real nunca foi revelado. Sua origem foi contata algumas vezes, a mais aceita é de “A Piada Mortal” de Alan Moore onde após um assalto mal sucedido em uma fábrica química.
49. Coringa começou a vida do crime como ladrão de joalherias.
50. “Batman” de 1989 foi lançado no aniversário de 50 anos do herói.
51. Comissário Gordon deu as caras logo na primeira aparição do Batman, mas apenas em Batman #7 é que ele foi pedir a ajuda do Homem Morcego.
52. Batman – O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller é considerada a melhor história já publicada do personagem.
53. Ao lado de outras obras como Watchmen, de Alan Moore, é responsável por deixar mais adultas as histórias em quadrinhos nos anos 80.
54. Porém, na época do seu lançamento, o The New York Times declarou que a história era “difícil de acompanhar” e os traços eram “grotescos”.
55. É dessa HQ que o próximo filme da DC nos cinemas irá se basear (um pouco): Batman Vs Superman.
56. Nos anos 60, um advogado ricaço de Sunnyvale queria rebatizar a cidade como Mansão Wayne.
57. Cruel? Que nada… no início de carreira, Batman chegou a matar alguns bandidos enforcados em seu Bat-Avião.
58. O Batsinal apareceu somente em 1942 na Detective Comics #60
59. O Batsinal também é influência direta do filme The Bat. Ele também usava um sinal de morcego antes de chegar dando porrada.
60. Em Batman – Cavaleiro das Trevas Ressurge de 2012 o Batman aparece a luz do dia. Isso não acontecia desde a série dos anos 60.

 

batman75curiosidades4 Cinefreak

 

Em 2005 é a vez de Christopher Nolan dar sua visão ao herói. Bem recepcionado pela crítica, Batman Begins arrecada 374 milhões de dólares. Três anos depois Batman – O Cavaleiro das Trevas surpreende o mundo, arrecada 1 bilhão de dólares e leva pra casa 2 Oscars. Heath Ledger é imortalizado no papel de Coringa. Sua morte pouco antes da estréia do filme abalou os fãs. Em 2012 a o último filme da trilogia, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge supera seu antecessor em arrecadações com 1,08 bilhões de dólares. Ao todo, a trilogia de Nolan arrecadou quase 2,5 bilhões.

 

61. Esse filme é o mais lucrativo da história do Batman e a 10ª maio bilheteria da hitória do cinema com mais de 1 bilhão arrecadados.
62. A trilogia de Nolan arrecadou quase 2,5 bilhões de dólares.
63. Batman nos cinemas levou 3 Oscars. Batman de 1989 levou de “Melhor direção de arte” e “Batman – O Cavalero das Trevas” de 2008 levou de Melhor Ator Coadjuvante (um prêmio póstumo para Heath Ledger) e Melhor Edição de Som.
64. Mesmo sendo considerado um filme ruim sobre o herói, Batman Eternamente de 1995 com Val Kilmer ainda recebeu 3 indicações ao Oscar.
65. Batman & Robin de 1997 é considerado por muitos fãs o pior longa do Homem Morcego. O filme recebeu 10 indicações ao Flambuesa de Ouro.
66. Bárbara Gordon se tornou a Batgirl nos quadrinhos por pressão do seriado de tv, que queria uma personagem feminina na série.
67. A primeira BatGirl foi Betty Kane e apareceu pela primeira vez em 1961. Ela era apaixonada pelo Robin.
68. Porém a primeira versão feminina do Batman foi a Batwoman, criada em 1956. Seu nome, Kathy Kane, é uma homenagem ao criador do Homem Morcego, Bob Kane.
69. Joel Schumacher, diretor dos filmes Batman Eternamente e Batman & Robin quase dirigiu Batman Begins. Por sorte, o filme acabou nas mãos de Nolan.
70. Porém antes do filme ir parar nas mãos de Nolan, outros diretores foram cotados. Um deles foi Darren Aronofsky (diretor de Noé), que chegou a escrever um roteiro com Frank Miller.
71. Henry Cavill, o Superman de “Man Of Steel” foi cotado para o papel de Batman.
72. Batman já jogou bolas de tênis na cara de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial (World’s Finest #9)
73. Antes de ser toda sexy (sdds Michelle Pfeiffer) a Mulher Gato original usava uma máscara cheia de pelôs, o mais próximo que o personagem já chegou de ser um gato realmente.
74. Batman Vs Superman está sendo gravado simultânemanete com o filme da Liga da Justiça, informação confirmada pelo SEO da Warner.
75. Aos 75 anos, Batman é sem dúvidas um dos maiores heróis da cultura pop e um grande ícone em todas as mídias. Em 2014, ano do seu aniversário, ele está mais vivo do que nunca com o longa em animação “Filho do Batman”, a série “Gotham” e o game Arkham Knight para a nova geração de consoles.

Mais detalhes da nova origem do Batman

A história do Morcego:

Através dos anos, a origem do homem morcego sofreu diversas revisões. Uniformes, parceiros e até a própria personalidade do Batman passou por mudanças. Outros aspectos, como a morte de seus pais e a sua busca por justiça, permaneceram.

Constante em todas as versões do Batman é o seu alter-ego: Bruce Wayne. Milionário, ou bilionário (dependendo da época), playboy, empresário e filantropo que optou por combater o crime em Gotham City após o assassinato de seus pais, o médico Thomas Wayne e sua esposa Martha Wayne.

evolução

Evolução dos uniformes:

Batman Evolution

 

Ben Aflleck como o Homem Morcego
Ben Aflleck como o Homem Morcego

 

Batman-Versus-Superman-2015-Spacecowboytv

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados