Dia 18/09, acontece ao redor do mundo o Batman Day, traditional celebração anual ao personagem que tem 82 anos de tradição e já faz parte da Cultura Pop e permeia nosso inconsciente. Haverão vários eventos internacionais, e um dos mais completos ocorre no Brasil, promovido pelo crítico de Cinema e jornalista André Azenha.

O evento será promovido pelo canal Histórias do Cinema e contará com as presenças de um dublador, cineasta, fãs, professores, escritores, todos promovendo a reflexão, o debate e a celebração do Homem-Morcego.

Dias 18 e 19 de setembro de 2021, a partir das 11h, os fãs e interessados em um dos maiores personagens da cultura pop poderão ter acesso a uma série de entrevistas que celebrarão o Batman Day.

O site e canal Histórias do Cinema, do crítico de cinema, produtor cultural, escritor e pesquisador do personagem, André Azenha (autor de bat-livros e bat-eventos), realizará nessas datas o 1º Festival Virtual Batman Day, para refletir, debater e celebrar esse personagem tão amado no Brasil. Serão quase 24 horas de conversa e informação sobre o persongem.

A programação já conta com diversos nomes importantes, entre pesquisadores, fãs, autores, professores, dublador, cineasta, etc. São alguns dos maiores especialistas no Cavaleiro das Trevas, no Brasil.

A maratona gratuita começará às 11h, de 18 de setembro, um sábado, no canal www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha.

Lembrando que um dia depois é aniversário de Adam West, o eterno Batman dos anos 1960.

Programação:

Sábado, 18 de setembro

11h – Apresentação, por André Azenha

Com André Azenha – Doutorando em comunicação audiovisual, jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa, curador. Autor dos livros Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (2020), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), organizador das exposições Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas (2019), e Mulher-Maravilha 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas (2021, virtual). Diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos.

11h30 – Os melhores roteiristas e desenhistas do Batman nas histórias em quadrinhos

Com Claudio Roberto Basílio –  Um dos organizadores da Santos Comic Expo (principal convenção de quadrinhos do litoral paulista), autor do blog Sobre Quadrinhos, colecionador, colaborou com a exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas, o site CineZen Cultural e o livro Os Cavaleiros das Trevas (Skript Editora, 2020.

12h40 – A Voz do Batman no Brasil

Com Marcio Seixas –Dublador, voz da personagem Batman em Batman: A Série Animada e no seriado Liga da Justiça, do mordomo Alfred no cinema, James Bond, voz de Morgan Freeman, Clint Eastwood, Leonard Nimoy (Star Trek) e muitos outros.

13h40 – – O melhor e o pior do Batman no cinema

Com Roberto Sadovski – Jornalista e crítico de cinema. Colunista do UOL. Por mais de uma década comandou a revista de cinema Set. Colaborou com a revista inglesa Empire, além das nacionais Playboy, GQ, Monet, VIP, BillBoard, Lola e Contigo. Também dirigiu a redação da revista Sexy e escreveu o eBook Cem Filmes Para Ver e Rever… Sempre.

14h40 – – Batman e Bruce Wayne nos filmes de Tim Burton e Christopher Nolan

Com Rebeca Cambaúva – Bacharel em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre e Doutora em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Autora do livro “Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan”. No doutorado desenvolve a pesquisa A SOMBRA, A MORTE E O FEMININO: As personagens femininas nas narrativas de Batman.

16h – – Edição de Bat-livros

Com Carlos Vázquez – Portal e Podcast Mansão Wayne. Quadrinista e publicitário. Autor e editor de diversos livros sobre o universo do Batman, como Os Cavaleiros das Trevas e O Homem que Ri.

17h30 – – Formatinho e graphic novels! O Batman na editora Abril

Com Mario Barroso – Jornalista. Editor Batman na Abril (1989-1998)

Tradutor desde 1989 com mais de 12.500 créditos em HQs segundo o Guia dos Quadrinhos). Segundo profissional com mais créditos em HQs de super-heróis no mundo (reunindo informações do Guia dos Quadrinhos às do Comic Vine)

18h30 – – Batman e o colecionismo

Com Vasco Guimarães – Jornalista, diretor e ator. Especializado em jornalismo digital, dono e editor do site CineFreak sobre cinema, quadrinhos, séries, colecionáveis. Vasco é fã do Batman desde que nasceu, aprendendo a ler em uma revista do personagem. Coleciona tudo do Homem-Morcego desde pequeno e busca sempre objetos diferentes do tema para aprimorar sua coleção.

20h –  O Batman dos Batmen, Batman 66

Com Jorge Ventura – Poeta, escritor, editor, ator, jornalista e publicitário. Autor de diversos livros de poesia. Sobre o Batman, publicou Sock! Pow! Crash! – 40 anos da série Batman da TV (Opera Graphica, 2006), Sock! Pow! Crash! 2 – A história da cult-serie Batman de 66! ( CQi, 2017), Batmania Animated – 25 anos da série animada no Brasil!, em coautoria com Paulo Chacon, O ReVerso do Morcego (CQi, 2015) e O ReVerso do Morcego/ Edição Comemorativa (CQi, 2021).

21h – 80 anos da Mulher-Gato

Com Dandara Malankof – Formada em jornalismo pela UFPE e mestre em comunicação pela UFPB, atua como tradutora há cerca de cinco anos, principalmente de histórias em quadrinhos. Já fez trabalhos para editoras como Panini, Mythos, Mino, Pipoca & Nanquim, Veneta, Conrad e Darkside. É coeditora da revista Plaf, sobre quadrinhos, e vem atuando como editora da Mythos Editora. Também participa como jurada dos prêmios HQMix e Grampo. Autora de A Gata: 80 Anos da Mulher-Gato.

22h – Batman e a Filosofia

Com Gelson Weschenfelder – O Filósofo dos Quadrinhos. Pós Doutorando no PPG de Educação da Universidade LaSalle (Bolsista PNPD/CAPES); Doutor em Educação na Universidade La Salle (2017), com o título da tese Os super-heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco; Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE (2011), dissertação com o título: Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação da consciência moral, na perspectiva da ética aristotélica das virtudes; Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

23h – A história de “A Batcaverna”

Marcelo Lara fala sobre seu canal “A Batcaverna”, dedicado à cultura pop.

 

DOMINGO, 19 DE SETEMBRO

11h – Batman, o Retorno e Batman: A Série Animada

Com Paulo Chacon – escritor, desenhista e colecionador. Autor dos quadrinhos Suburbanos – volume I e volume II (2015/2018), De Olhos Fechados (2015), Contos – volume I e volume II (2016/2019) e A Forca (2019) e dos livros jornalísticos Batmania O Retorno – fanzine (2017) e Batmania Animated (2019), em coautoria com Jorge Ventura.

12h – – A relação entre fãs e o Batman

Com Renato Araújo – Colecionador, criador do site, do canal e do fã-clube Batbase.  Um dos maiores Fã-Clubes do Batman no Brasil, a Batbase completa 24 anos, tentando mostrar sempre a todos os colecionadores, que o que prevalece no colecionismo é a amizade, educação e a troca de conhecimentos entre os integrantes.

13h – Atrizes e atores clássicos em filmes e séries do Batman

Com Diego Nunes – Editor do site Memórias Cinematográficas, é pesquisador especializado em história do cinema. Autor dos livros “Salomé Parísio – O Rouxinol do Norte” e “Cá e Lá, o Intercâmbio Cinematográfico Entre o Brasil e Portugal”. Também já colaborou em outros livros, inclusive em “Trieste al sogno di Hollywood ritorna”, lançado na Itália.

14h – Personagens femininas no bat-universo

Com Rebeca Cambaúva – Bacharel em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre e Doutora em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Autora do livro “Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan”. No doutorado desenvolve a pesquisa A SOMBRA, A MORTE E O FEMININO: As personagens femininas nas narrativas de Batman.

15h – Fan Films

Com Elvis DelBagno – Cineasta, diretor do longa-metragem Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo.

16h – Batman no Youtube

Com Fábio da Luz, do canal Caverna do Morcego.

17h30 – As trilhas sonoras em filmes do Batman

Com Mario Tirolli – Pianista, tecladista, arranjador, regente, compositor e cantor. Bacharel em Música Popular na UNICAMP, piano erudito pelo Conservatório Musical de Santos e Regência pelo Conservatório Municipal de Cubatão. Tem em seu currículo 35 anos atuando como músico profissional. Pesquisador de trilhas de filmes.  Ministrou workshops de trilhas musicais no Sesc Santos e no Santos Film Fest.

18h45 – Rock geek e o Batman

Com Caio Gaona – Baterista e compositor de música Geek que tem no Batman e no Asa Noturna seus heróis favoritos e inclusive já recebeu elogios e reconhecimento de Christophe Drake (Batman Arkham) KriStoffer Carter (Batman Beyond) é Danny Elfman (Batman, o Filme).

19h45 – Batman e o universo cosplay

Com Eron Morais de Melo – O Batman carioca. Fã do personagem, iniciou a carreira como cosplay do Batman em 2011. Trajando o bat-uniforme, participou de manifestações populares e atua em festas, palestras e integra desde 2013 o grupo de voluntários Ação Cosplay, que visita hospitais,  orfanatos, asilos , com o objetivo de levar alegria, carinho e uma palavra positiva..

20h45 – Batman e os podcasts

Com André Pansera e Carlos Vázquez, do Mansão Wayne.

21h45 – 80 anos do Robin

Com Leonardo Vicente di Sessa – Autor de Prodígio – 80 Anos do Primeiro Ajudante do Cavaleiro das Trevas.

22h45 – Batdicionário

Com Silvio Ribas – Jornalista mineiro radicado em Brasília, escritor, consultor em relações institucionais e pesquisador de Batman. Autor de Dicionário do Morcego (2005) e coautor de outros livros sobre o personagem. Coordena o blog www.dicionariodomorcego.blogspot.com.br.

O evento começará às 11h, de 18 de setembro, um sábado, no canal www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha